A população agora Tem mais um canal para acessar gratuitamente Documentos Públicos


Site de buscas reúne 1,3 milhões de documentos de órgãos públicos
Ao todo, o sistema reúne informações recolhidas por equipes de Tecnologia da Informação (TI) de 18 órgãos públicos, além do Senado Federal , a população tem agora mais um canal para acessar gratuitamente documentos públicos como leis, decretos, acórdãos e projetos de lei pela internet. Com a finalidade de organizar essa massa de dados, o Senado lançou hoje (30) o site de buscas LEXML.gov.br.
O acervo do site, criado com o apoio do Portal Virtual do Poder Legislativo (Interlegis), conta com 1,3 milhão de documentos de órgãos como o Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Banco Central (BC) e a Organização dos Advogados do Brasil (OAB). Ao todo, o sistema reúne informações recolhidas por equipes de Tecnologia da Informação (TI) de 18 órgãos públicos, além do Senado Federal. Nosso objetivo maior é garantir ao cidadão brasileiro o acesso informação, disse o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), durante a solenidade.
Alguma das características do sistema de buscas de informações governamentais é oferecer os documentos de acordo com seus níveis de hierarquia (federal estadual e municipal). Ele também está preparado para lidar com siglas. O site vai um pouco além do Google. O Brasil mostra mais uma vez que está avançando na questão tecnologia, afirmou o presidente da Comissão de Informática da OAB, Alexandre Ateniense, um dos participantes do lançamento do portal, uma versão do portal começou a funcionar em dezembro de 2008, com 90 mil documentos do Legislativo e Judiciário. A meta, segundo os responsáveis pelo projeto, é integrar ao LexML todos os órgãos dos três poderes.

0 comentários:

Postar um comentário